Caros companheiros:
O final de ano de 2011 é uma quadra memorável para nós e é com enorme satisfação que sentimos necessidade de partilhá-la com todos vós.
Celebra-se assim o nascimento da ADAPT – Associação Desportiva de Airsoft Português, APD.
O surgimento da ADAPT foi um projecto natural e descontraído fundado por um grupo de companheiros de Airsoft, que se conheceram primeiramente em campo. Partindo daí, a partilha de conhecimentos e experiências no âmbito da modalidade levaram-nos a um consequente convívio mais assíduo. Neste ambiente evidenciou-se uma identificação conjunta no que respeita a ideais, convicções e, sobretudo, na atitude praticada no âmbito da nossa modalidade.
Todos os que nos conhecem sentem o nosso profundo gosto por este desporto que não é mais do que o nosso apreço pelas relações interpessoais criadas entre os apaixonados por esta prática. Por isso, a ADAPT visa tão-somente alimentar o Airsoft e estabelecer um veículo de acolhimento e integração a todos aqueles que comunguem do mesmo sentimento.
Salientamos que a essência da ADAPT não objectiva evoluir para federação, mas sim fomentar e incentivar o verdadeiro apoio a projectos concretos que caminhem num único sentido: a unificação e agilização do reconhecimento da nossa modalidade.
A base da nossa acção reflecte-se claramente na partilha de esforços e experiências por todos os que aspirem essa consciência.
Ambicionamos sim, angariar jogadores e equipas proporcionando a integração num ambiente saudável e promitente, para que sintam a sua participação como algo edificante e construtivo, num seio totalmente democrático.
Para nós, ADAPT, o Airsoft apresenta-se como uma modalidade onde acima de tudo imperam a camaradagem e o convívio. Transportamos este espírito do nosso passado e dos alicerces que sustentaram a nossa constituição. Participamos em jogos e em eventos sempre na presença destes valores.
Vemos o jogador como uma singularidade, isto é, único da sua personalidade, imagem e carácter. Neste sentido, a origem ou sediação federativa, associativista ou clubista, é-nos totalmente irrelevante.
Este desporto remete-se para valores de honra e sensatez dos seus praticantes e a ADAPT revê-se nessa perspectiva.
Actualmente dispomos de um número considerável de elementos, na sua maioria também filiados na APA e ALA. Esta condição manter-se-á uma opção de cada associado ADAPT.
Reconhecemos a APA e ALA como dois projectos com grande potencial, viáveis de prosseguirem no seu âmbito de acção e caminharem para o estatuto federativo único. Acreditamos mesmo que seria perfeitamente exequível uma articulação mais ajustada entre estes dois projectos, fundindo entre si o mesmo caminho de integração de todas as associações de Airsoft nacionais, as quais por sua vez albergariam os clubes, equipas e jogadores independentes.
Este é um testemunho que fazemos questão de anexar a esta nossa apresentação, pois acreditamos que apenas com atitudes francas e abertas é que a nossa tão querida modalidade poderá evoluir de forma produtiva e animosa.
Finalizamos, manifestando a nossa total receptividade para interagir com os agentes da modalidade, pois como referido, um dos nossos objectivos será mesmo a agilização de processos que visem uma melhoria contínua e permanente em todas as vertentes do Airsoft.
A todos os que fazem parte deste projecto e aos que vierem a integrá-lo, sejam muito bem-vindos!
Um bem-haja a todos,
Daniela Salvador
Presidente da ADAPT